Cairu realiza I Encontro de Estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola

Foi realizado na última quarta-feira (12), no auditório da Câmara Municipal de Cairu, o 1o Encontro de Estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola. Promovido pela prefeitura de Cairu, através da secretaria municipal da Educação, secretaria Estadual da Educação, Fórum de Educação Quilombola e Poder Legislativo Cairuense, a reunião teve como objetivo subsidiar a implementação das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola no Município.

Três palestras nortearam o encontro, com os temas “Saberes e Práticas Educativas para a Participação Quilombola”, proferida por Francisco Nascimento (NTE-6), “Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola”, ministrada por Leila Silva (secretaria da Educação de Camamu) e “Organização da Educação Escolar Quilombola”, apresentada por Cássia Margareth (secretaria estadual da Educação do Campo).

Segundo Luana Figueiredo, secretária municipal da Educação, a construção das diretrizes para as escolas quilombolas de Cairu será pautada numa visão coletiva sobre a realidade de cada comunidade, tendo como inspiração a cultura e história da África e como referência as diretrizes nacionais e estaduais.

Além dos profissionais da Educação de Cairu, também tiveram participações essenciais no 1o Encontro de Estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola os professores Lucas Tadeu, Zenaide Passos, Maria Elena, Rosângela Ché (Seduc), Josélia Santos (NTE-6), Ilisete Hora e Zé Ramos , do Fórum Permanente de Educação Escolar Quilombola.