Lavagem do Amparo em Valença é marcada por fé e tradição

A tradicional “Lavagem do Amparo” aconteceu na manhã deste domingo (21/10). Fé e devoção foram componentes que motivaram as comunidade religiosas, especialmente de matrizes africanas, a realizarem este importante ato que já faz parte do calendário de festas religiosas do município. Mas um outro componente foi bastante comemorado na cerimônia realizada em frente a Igreja do Amparo. Este ano toda a festa deNossa Senhora do Amparo, padroeira dos operários, tornou-se Patrimônio Imaterial de Valença, através da Lei 2524/2018.

O cortejo que antecede o início do novenário da Festa de Nossa Senhora do Amparo saiu da Praça Ademar Braga Guimarães, com destino ao Alto do Amparo. Participaram do cortejo, grupos culturais de filhos de santo e de baianas, grupo de capoeira e a comunidade valenciana.

A secretária de Cultura Janete Vomeri falou da importância da festa ter se tornado Patrimônio Imaterial de Valença. “Agradeço a todos os apoiadores que fizeram parte da lavagem e ao pároco da cidade o Padre Cristovam Moreira, que recebeu à todos, enaltecendo o espírito de irmandade e a harmonia entre as religiões. É uma grande conquista para a nossa cultura, termos agora mais este Patrimônio Imaterial do nosso povo”, declarou Vomeri.

O prefeito Ricardo Moura, acompanhado dos seus correligionários, como tradicionalmente faz todos os anos, subiu a Colina Sagrada e recebeu as bênção de Nossa Senhora do Amparo.”Agradeço a participação de todos que fizeram parte deste evento, abrilhantando nossa festa. A nossa história é marcada pela religiosidade do nosso povo e nós fomentamos, através da Secretaria de Cultura, a organização dos nossos terreiros, sempre incentivando as religiões de matrizes africanas, pois sabemos da importância para historia de nossa cidade que é este momento de fé detradição”, reconheceu o prefeito.

Também prestigiaram a Lavagem, o deputado Federal Eleito Raimundo Costa, o Deputado Estadual Dal, vereadores, secretários e diretores municipais, diversas autoridades e a Guarda Civil Municipal, além da tropa da 33ª CIPM.

Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença.
Fotos: Valdemir Lima

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas andando e casamento
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, casamento, flor e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
Mais 24

Pessoas

Ver tudo

Ascom Valença

Mora em Valença, Bahia, Brazil

Gcm Guarda Valença (Guarda Civil Municipal de Valença)

Carlinhos Dancarino Valenca Bahia

Worked at Prefeitura Municipal de Valença/Ba.

video

Vídeos

Ver tudo

play5:49
Prefeitura de Valença e SENAC formam novas pizzaiolas em Valença.
Prefeitura de Valença e SENAC formam novas pizzaiolas em Valença.
14 de agosto1.306 visualizações
  • Luis Lobão

Luis Lobão compartilhou este vídeo

play6:00
Posto satélite da Graciosa é reformado e já conta com unidade odontológica e Posto de saúde fechado há 10 anos é reinaugurado no Riachão da Serra
Posto satélite da Graciosa é reformado e já conta com unidade odontológica e Posto de saúde fechado há 10 anos é reinaugurado no Riachão da Serra
2 de outubro467 visualizações
  • Jaciara Cassia

Jaciara Cassia compartilhou este vídeo

play4:16
Construção da ponte que liga a Região da Formiga
Construção da Ponte que cortam a Região da formiga
25 de setembro1.291 visualizações
  • Jaciara Cassia

Jaciara Cassia compartilhou este vídeo

Share