Valença completa 169 anos de emancipação política

O município de Valença completa 169 anos de emancipação política neste sábado (10). A cidade conta com diversas praias: Ponta do Curral, Guaibim, Guaibizinho, Taquari, Atracadouro, além de cachoeiras e ilhas. É conhecida pelos turistas devido aos prédios históricos da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, Casarões da Praça da República, Recreativa e Câmara de Vereadores; este último citado recebeu a visita ilustre do Imperador D. Pedro I por dois dias.

No período da colonização quando o Brasil era dividido pelo sistema de Capitanias Hereditárias, o território do município de Valença fazia parte da capitania de São Jorge dos Ilhéus e, administrativamente, pertencia à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Ela foi elevada à condição de cidade com a denominação de Valença pela Lei Provincial n.º 368, de 10-11-1849.

“Cidade do camarão”, “Cidade do Dendê”, “Cidade desejo”, “Cidade nunca vencida”, “Cidade Terra de Paz”, são algumas formas que seus moradores carinhosamente atribuem a Valença.

Atualiza Bahia

Foto: Reprodução

Share