Domingo, 20 de Setembro de 2020 05:28
75 98846-8150
Geral POSSE DE LUIZ

Posse de Luiz Lux e marcada por discurso

Posse de Luiz Lux

10/09/2020 20h30
89
Por: Rodrigo Mario Fonte: bahia ba
Posse de Luiz Lux e marcada por discurso
 

Posse de Luiz Fux é marcada por discurso de Marco Aurélio a Bolsonaro

"Todo comandante deve saber ouvir, sem deixar de ser a referência maior e marinheiro como outro qualquer", disse o ministro

Redação
Foto: Marcos Corrêa/ PR

 

O ministro Luiz Fux assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (10), com a presença de autoridades como o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, além de ministros do STF. A ministra Rosa Weber é a nova vice-presidente da Suprema Corte.

Fux sucede o ministro Dias Toffoli no comando da casa. De acordo com informações do G1, a cerimônia foi apreciada apenas por autoridades e familiares próximos ao novo presidente do STF. No entanto, cerca de 4 mil convidados acompanharam a posse pela internet. Todos usavam máscaras no plenário. O cantor Fagner cantou o hino nacional.

A posse foi marcada pelo discurso do ministro Marco Aurélio Melo, em nome do STF. Falando diretamente para Bolsonaro, que se sentou ao lado de Fux na cerimônia, o ministro recomendou que o presidente eleito com mais de 57 milhões de votos busque corrigir as desigualdades sociais.

“Vossa Excelência foi eleito com mais de 57 milhões de votos, mas é presidente de todos os brasileiros”, disse o ministro, que sugeriu ainda respeito à Constituição Federal.

“Todo comandante deve saber ouvir, sem deixar de ser a referência maior e, ao mesmo tempo, marinheiro como outro qualquer […] A divergência é inerente ao universo jurídico, aos fatos, às relações sociais. O diálogo entre pares dignifica e legitima o processo decisório”, acrescentou.

Já o procurador-geral Augusto Aras disse considerar que Fux conduzirá a Suprema Corte com “conhecimento e experiência”, da mesma forma que a ministra Rosa Weber já comprovou sua liderança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao ser a primeira mulher a presidir uma eleição geral no país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 05h10 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

18° Sensação
0 km/h Vento
97% Umidade do ar
60% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva