Sábado, 31 de Outubro de 2020 01:03
75 98846-8150
Política ministro

STF suspende sanção federal contra financiamento do BID à Bahia

STF suspende sanção federal contra financiamento do BID à Bahia

03/10/2020 00h12
89
Por: Rodrigo Mario Fonte: bahia ba
STF suspende sanção federal contra financiamento do BID à Bahia

 

 

Bahia.ba

STF suspende sanção federal contra financiamento do BID à Bahia

Ministro Fachin liberou o aval da União em contratação de US$ 40 milhões que se destina à modernização da gestão fiscal do estado

Redação
Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou que a União suspenda as sanções ao Estado da Bahia que impedem a contratação de empréstimo de US$ 40 milhões junto ao o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A tutela provisória de urgência foi deferida na Ação Cível originária (ACO) 3430.

Os recuross destinada à execução de parte do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II/BA)

Na ação, o governo baiano informou que, apesar de já ter quitado as obrigações financeiras decorrentes do adimplemento de dívida honrada pela União Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional não deu aval à operação. O governo estadual argumenta que o prazo exigido seria ilegal e causaria prejuízo à adequada gestão pública e a toda população por ela atendida.

O executivo federal alegou que a Portaria 501/2017, do Ministério da Fazenda, condiciona o aval ao cumprimento do período de 12 meses a contar da data da honra.

Em sua decisão, Fachin concordou com a tese de ilegalidade e irrazoabilidade do prazo de um ano determinado na portaria. O minsitro-relator observou que, em situações semelhantes, o STF deferiu tutela provisória, por considerar que as exigências da portaria podem comprometer a execução de políticas públicas, ainda que o estado não esteja inadimplente.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 01h01 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

23° Sensação
1 km/h Vento
95% Umidade do ar
60% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva