Miriam Hermes e Redação |
A Secretaria de Turismo do município de Cairu, no baixo sul do estado, lança nesta quinta-feira, dia 1º de abril, às 10 horas, o Roteiros de Fé, um guia de turismo religioso pelo município, um dos mais longevos da Bahia.
O lançamento pode ser acompanhado no canal de YouTube da secretaria – basta buscar “seturcairu” na plataforma de vídeos – por todos os apreciadores da arte católica e da devoção originadas da colonização portuguesa, com marcada influência do cristianismo.
Como é impossível de pensar um turismo sem aglomeração, o trabalho agora fica por conta de fortalecer projetos atrativos, para serem oferecidos aos visitantes, se a Covid for controlada.
Exemplo desta perspectiva de planejamento, tendo em vista um horizonte menos nublado, é este roteiro de fé pela cidade de Cairu, situada em uma região conhecida por Costa do Dendê, na categoria criada pelos órgãos de fomento ao turismo.
Conservação – A favor de Cairu está a conservação do centro histórico da cidade, destacando-se a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, de 1610, e o Convento Franciscano de Santo Antônio, fundado em 1654 e tombado como patrimônio nacional em 1941.
Igrejas nos estilos barroco e neoclássico caracterizam a arquitetura, superdotada de belíssima arte sacra nos altares e capelas, frontões, alfaias e mobiliário de jacarandá dos séculos XVIII e XIX.
Cairu vai oferecer também aos olhos do visitante, tão logo seja possível, a experiência estética da apreciação de um conjunto de azulejaria portuguesa, além do casario formado por sobrados de estilo colonial.
“Ele, se vendo acuado,
disse que só Deus tirava
ele dali, disse que o
Exército era dele. O
Exército não é dele, já
provou que não é, e
não vai se submeter a
uma pessoa
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 25° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol e Chuva