Sábado, 17 de Abril de 2021 02:41
75 98846-8150
Geral ABRA A CPI DA P

Minstro autoriza que o Senado abra a CPI da pandemia

Ministro do STF determina que Senado abra CPI da Pandemia

08/04/2021 20h24
168
Por: Rodrigo Mario Fonte: bahia ba
Minstro autoriza que o Senado abra a CPI da pandemia

 


 

Bahia  

 
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta quinta-feira (8) que o Senado abra uma CPI para investigar as ações de integrantes do governo federal na condução da pandemia do novo coronavírus. O pedido para que a comissão seja instalada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, foi feito em um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru.

No documento, Barroso citou que as CPIs precisam ser instaladas quando três requisitos forem preenchidos, como determina a Constituição. Eles são: assinatura de um terço dos integrantes da Casa; indicação de fato determinado a ser apurado; e definição de prazo certo para duração.

A solicitação para a criação da CPI foi protocolada em fevereiro deste ano e nesta quinta, Vieira e Kajuru rebateram a Advocacia-Geral do Senado que se posicionou contra a abertura. Para os parlamentares, Pacheco se omite quando o assunto é a criação da comissão e age com “deliberada inércia”. Isso, de acordo com eles, se configura como “abuso legislativo flagrantemente inconstitucional a desafiar, plenamente, o exercício, pelo Judiciário, da atividade de controle jurisdicional”.

“Evidentemente, tal como tem sido feito com as sessões plenárias do Senado da República, a CPI pode perfeitamente realizar os trabalhos à distância, sem prejuízo de sua efetividade”, afirmaram, ao rebater o argumento de que a Comissão Parlamentar de Inquérito não poderia ser aberta por falta de condições sanitárias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

21° Sensação
1 km/h Vento
96% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 31°

Sol e Chuva
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol e Chuva