Sábado, 19 de Junho de 2021 13:06
75 98846-8150
Cidades NOSSA CIDADE E SUA M

NOSSA CIDADE E SUA MEMÓRIA COMO NOSSA RIQUEZA.

NOSSA CIDADE E SUA MEMÓRIA COMO NOSSA RIQUEZA.

19/05/2021 20h27 Atualizada há 1 mês
232
Por: Rodrigo Mario Fonte: ascom rolando na orla
NOSSA CIDADE E SUA MEMÓRIA COMO NOSSA RIQUEZA.
NOSSA CIDADE E SUA MEMÓRIA COMO NOSSA RIQUEZA.
 
Todos nós temos guardado em nossas lembranças algo que se passou em nossa vida pretérita, seja na infância, adolescência, juventude, em nossa casa no âmbito familiar, em nossa cidade ou em outros lugares visitados, o que nos faz  produzir cultura e história. Essa é uma capacidade exclusiva de nós seres humanos e é determinante para caracterizar a identidade de um povo e do seu espaço urbano. Daí a importância de conservarmos tal memória, seja pela história contada aos mais novos, seja pela preservação de nossos prédios e manifestações culturais.
Sempre fui ouvinte das narrativas de meu pai José Franco Farias, de minha tia Lourdes Farias,  ambos de saudosa memória, Elísio Muniz, Jacy Coutinho de Magalhães, dentre outros tantos conhecedores de nossa história, de nosso passado, bem assim busquei  transmiti a minhas filhas o quanto aprendido. 
Valença, em particular, é uma cidade RICA em história política, cultural e arquitetônica, certamente uma das mais importantes de nosso estado, quiçá do nosso país. E então perguntamos: onde anda todo esse patrimônio?
Infelizmente a resposta não é das mais animadoras!
Nossos prédios históricos em completa ruína. Nossa história retratada pelo único acervo, Memorial da Câmara de vereadores, trancafiada no prédio do Paço Municipal em vias de desmoronamento; Nosso maior templo religioso, Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, idem; Nosso Theatro Municipal, uma tristeza de desfiguração estrutural; Nossos sobradões coloniais da Praça da República demolidos aos nossos olhos a cada dia; Ruínas da primeira fábrica de tecidos Todos os Santos datada de 1844, sendo esta a primeira Hidráulica e de tecidos finos de algodão no Brasil, inacessível aos seus filhos e desmoronando a cada dia; Prédio onde funciona o Sindicato de Fiação e Tecelagem, conhecida como Recreativa, construída e projetada pelo Dr. Raul Malbouisson tendo como inspiração o Palácio de Versalhes na França, em precário estado de conservação, dentre outros de grande relevância.
E nós o que fazemos? E nossas sucessivas autoridades municipais, o que fizeram ou o que fazem? 
Assistimos inertes a toda essa destruição de nossa história, cultura e memória que deixa de ser legada aos nossos descendentes que perdem, ao longo do tempo, sua verdadeira identidade. Lamentável!
Juntos, todos juntos, sem designação de bandeira partidária, credo ou religião, despojados de qualquer ideologia, unamo-nos para agirmos de forma concreta, objetiva, participativa.
Diante de tudo isso resta-me relembrar o nosso patrono Rui Barbosa através de sua citação: "Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Evaldo Farias
Advogado.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Valença - BA
Atualizado às 12h58 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

27° Sensação
3 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva