Sábado, 19 de Junho de 2021 12:29
75 98846-8150
Saúde Sputnik V deve chega

Sputnik V deve chegar em julho ao Brasil, afirma Flávio Dino

Sputnik V deve chegar em julho ao Brasil, afirma Flávio Dino

06/06/2021 22h24
138
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
Sputnik V deve chegar em julho ao Brasil, afirma Flávio Dino

Sputnik V deve chegar em julho ao Brasil, afirma Flávio Dino

Da Redação

  
A+A-

As primeiras doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 estão previstas para chegar ao Brasil no mês que vem, afirma o governador do Maranhão, Flávio Dino. Segundo o gestor, foi preciso uma renegociação do contrato assinado entre os estados do Nordeste e o Fundo Russo de Investimento Direto, responsável pelo desenvolvimento da vacina.

No momento, governadores descartam ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar aumentar a quantidade a ser importada. A decisão, segundo Dino afirmou à CNN, foi tomada neste sábado, 5, durante reunião dos governadores das regiões Nordeste e Norte, marcada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a importação, sob condições controladas, de 928 mil doses do imunizante.

O Consórcio de Estados do Nordeste assinou, em março, contrato por 37 milhões de doses da Sputnik V. "O contrato precisa ser readequado ao quantitativo que a Anvisa estabeleceu. E neste momento, não iremos ao STF para aumentar o número de doses autorizado", garantiu.

Importação

A autorização da importação do imunizante por estados do Nordeste foi concedida nesta sexta-feira, 4, pela Anvisa. A autorização em caráter excepcional foi aprovada pelos membros diretores da agência após pedido do Consórcio do Nordeste que tem acordos de compras fechados pelo imunizante.

Um dos condicionantes para o uso das vacinas é que inicialmente elas estejam limitadas a apenas 1% da população do país. "Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses”, disse o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) se manifestou sobre a autorização, mas criticou a quantidade de doses autorizada pela Anvisa. "É apenas o início, mas depois de muita luta conseguimos aprovação para importar e aplicar a Sputnik V. A quantidade autorizada pela Anvisa está muito abaixo da real necessidade. Agora, é batalhar para fazer chegar logo o que foi aprovado e vacinar nosso povo. Vacina salva vidas", publicou Rui.

 

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 12h18 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

32° Sensação
17 km/h Vento
57.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva