Sábado, 19 de Junho de 2021 12:22
75 98846-8150
Política Governador de Rondôn

Governador de Rondônia vem à Bahia conhecer modelo de PPP aplicado à saúde

Governador de Rondônia vem à Bahia conhecer modelo de PPP aplicado à saúde

08/06/2021 22h27 Atualizada há 2 semanas
121
Por: Rodrigo Mario Fonte: politica livre
Governador de Rondônia vem à Bahia conhecer modelo de PPP aplicado à saúde

Governador de Rondônia vem à Bahia conhecer modelo de PPP aplicado à saúde

BAHIA

 

Pioneira na implantação do modelo de parceria público-privada (PPP) na área da saúde no Brasil, a Bahia possui exemplos reais dos benefícios proporcionados por esta iniciativa na prestação de serviços à população. Para conhecer de perto a experiência baiana em PPPs, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o secretário da Saúde daquele Estado, Fernando Máximo, visitaram o Hospital do Subúrbio (HS), na manhã desta terça-feira (8), acompanhados do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e da equipe gestora do HS.

Durante a visita, a diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e Parceria Público Privada (DGECOP), Priscilla Magalhães, apresentou as três PPPs em operação na Bahia: o Hospital do Subúrbio, Diagnóstico por Imagem (com 11 unidades de bioimagem em hospitais estaduais e uma Central de Laudos) e o Instituto Couto Maia. Priscilla também falou sobre aspectos contratuais das PPPs e a aplicação de metas qualitativas e quantitativas para cumprimento pelo gestor privado.

Segundo o governador Marcos Rocha, o objetivo foi conhecer a implantação das PPPs e os aspectos que as envolvem, tendo em vista o aperfeiçoamento do setor da saúde no estado de Rondônia. “O que vemos na Bahia é interessante. Conseguimos perceber a diferença quando temos a iniciativa privada trabalhando a serviço do público. A intenção é retornarmos à Bahia, trazendo órgãos de controle, Tribunal de Contas, Procuradoria e demais servidores públicos para apresentar as vantagens da parceria público-privada”, afirmou.

O secretário da Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, explica que o estado receberá em breve um hospital de Emergência e Urgência com 400 leitos e, por isso, é importante conhecer o que deu certo e as dificuldades enfrentadas na implantação das PPPs. “O Hospital do Subúrbio é um case de sucesso que mostra como tratar bem os pacientes e otimizar recursos. Estamos buscando formas de gerir o novo hospital, para atender com dignidade a população”, ressaltou.

Em funcionamento há pouco mais de 10 anos, o Hospital do Subúrbio foi a primeira PPP da saúde no Brasil. “A Bahia é pioneira no país em PPPs na área de saúde. Temos dez anos de experiência, três unidades instaladas e na próxima semana teremos mais uma unidade sendo licitada na Bolsa de Valores. Ao final do ano teremos mais cinco (licitadas). Dou o meu testemunho de que esta é a melhor modelagem para oferecer serviços assistenciais de saúde, não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse o secretário Fábio Vilas-Boas.

Para Jorge Oliveira, presidente da Prodal Saúde – parceiro privado responsável pela gestão do HS, mostrar o modelo exitoso do HS para outro Estado da Federação é motivo de satisfação, principalmente quando se buscam soluções para problemas da área de saúde difíceis de resolver. “Ficamos felizes e orgulhosos pelo fato de o Poder Concedente falar do HS como exemplo a ser seguido”, pontuou.

 

  •  
  •  

 

Comentários
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 12h18 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

32° Sensação
17 km/h Vento
57.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva