Quarta, 28 de Julho de 2021 14:51
75 98846-8150
Política Neto e Roma podem es

Neto e Roma podem estar juntos em 2022? Sabe-se lá, mas é difícil

Neto e Roma podem estar juntos em 2022? Sabe-se lá, mas é difícil

16/07/2021 21h07
87
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
Neto e Roma podem estar juntos em 2022? Sabe-se lá, mas é difícil

Neto e Roma podem estar juntos em 2022? Sabe-se lá, mas é difícil

colunalevi@gmail.com

  
A+A-

A pergunta aí foi feita por Juliano Mineiro, da Pituba, Salvador, leitor. A questão é a resposta, todos querem saber, nós inclusos. Mas há dois aspectos a considerar, o pessoal e o político.

No pessoal, Roma foi feito e criado no ninho de ACM Neto, filiou-se ao Republicanos e quando foi convidado a ser ministro, mesmo contra os interesses do amigo, topou. A briga que resultou disso foi para além do que se vê público, envolvendo inclusive familiares de ambos, antes muito próximos.

Aí entra o lado político. A briga veio exatamente porque Neto não queria atrelamentos com Bolsonaro, um extremista de direita, contra as posições dele, de centro. Uma conciliação agora só seria possível se Neto largasse Ciro Gomes para abraçá-lo. Impossível, hoje.

Na Bahia — As divergências entre adversários que se desentenderam entre si é o melhor dos mundos para Jaques Wagner, que tem o apoio de Rui Costa, governador bem avaliado, e de Lula, o líder das pesquisas.

Na outra ponta está Neto tentando ver se Ciro Gomes emplaca como terceira via e acossado por aliados que ficam com um pé no governo e outro com ele e alguns aliados, com o ex-deputado José Carlos Aleluia dizendo que ‘Bolsonaro terá palanque na Bahia’.

Cabe outra pergunta: será que Neto com Ciro vai agregar no seu palanque aliados de Bolsonaro e dos tucanos com Eduardo Leite ou João Doria? Também é difícil.

A surpresa no caso Alden é o isolamento, punição inédita

Os parlamentos, aqui e alhures, são marcados pela fraterna convivência entre opostos, os inimigos cordiais. Imagine uma situação em que um integrante da bancada de oposição é oficialmente deletado da convivência, tipo ‘caia fora que não lhe queremos aqui’.

Foi isso que surpreendeu no desfecho do caso Capitão Alden no Conselho de Ética da Assembleia. Já se sabia que vinha uma punição por aí, suspensão por 30 dias. Mas o corte da convivência política e social é algo inédito na Assembleia.

Na Alba, já há um desconforto geral c

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 14h50 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

31° Sensação
14.4 km/h Vento
67.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva