Quarta, 28 de Julho de 2021 14:38
75 98846-8150
Brasil Deputados reagem às

Deputados reagem às supostas ameaças golpistas e querem explicações de Braga Netto

Deputados reagem às supostas ameaças golpistas e querem explicações de Braga Netto

22/07/2021 22h53
53
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
Deputados reagem às supostas ameaças golpistas e querem explicações de Braga Netto

Deputados reagem às supostas ameaças golpistas e querem explicações de Braga Netto

Da redação

  
A+A-

As supostas ameaças golpistas do ministro da Defesa, general Braga Netto, ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), provocaram reações em série no Congresso Nacional. Os deputados Fábio Trad (PSD-MS) e Fernanda Melchionna (Psol-RS) protocolaram na tarde desta quinta-feira, 22, requerimento pedindo explicações ao ministro.

As reações ocorreram depois que o jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagem sobre uma suposta ameaça à democracia que teria sido feita pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, que nega ter feito o ataque. Segundo o jornal, o general ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e afirmou que não haveria eleição em 2022 sem o voto impresso.

No requerimento, os deputados afirmam que “o ministro Braga Netto e parcela das Forças Armadas chantageiam representantes eleitos dos Poderes da República para que sejam atendidas suas demandas, aduzindo que, caso não seja aprovada a PEC 135/2019, irão golpear a democracia brasileira”.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) foi outro parlamentar que apresentou requerimento para que o ministro da Defesa seja convocado para explicar ameaças sobre a não realização de eleições. O requerimento cita a reportagem do jornal e diz que “a suposta ameaça, se confirmada, se constitui em grave crime praticado contra o sistema democrático”.

O perfil oficial do PSDB nas redes sociais também se manifestou de forma a rechaçar a ameaça do ministro da Defesa e defender que "haverá a eleições em 2022" conforme o que está escrito na Constituição Federal. O post sobre o assunto também sustenta que o Brasil tem instituições fortes o bastante para manter a democracia.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu a exoneração de Braga Netto. “A democracia brasileira é alvo de uma gravíssima ameaça, agora revelada. Ameaça armada, tentativa de amedrontar pelo terror. Braga Netto se revela: foi colocado onde está exatamente para isso, para ameaçar as instituições democráticas”, declarou o parlamentar, que é relator da CPI da Covid.

Já o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), destacou que é a Constituição Federal que determina sobre a realização de eleições, não as Forças Armadas. Ele disse ainda que a revelação é importante para que a sociedade e os Poderes possam reagir a “tamanha insensatez.”

“Numa Democracia não são os militares que dizem se tem e como tem eleição. Quem faz é a CF. O presidente Arthur Lira já demarcou que está ao lado da Democracia e da Constituição. A publicidade do fato é importante pra sociedade e os Poderes reagirem a tamanha insensatez”, comentou.

 

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 14h30 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

30° Sensação
11.7 km/h Vento
62.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva