Sábado, 22 de Janeiro de 2022 09:33
75 98846-8150
Entretenimento Carnaval no Sambódro

Carnaval no Sambódromo do Rio é desaconselhado por membros do comitê científico

Carnaval no Sambódromo do Rio é desaconselhado por membros do comitê científico

07/01/2022 22h35
66
Por: Rodrigo Mario Fonte: boçao newes
Carnaval no Sambódromo do Rio é desaconselhado por membros do comitê científico

Carnaval no Sambódromo do Rio é desaconselhado por membros do comitê científico

Fernando Frazão/Agência Brasil

O carnaval de rua da cidade já foi cancelado pela prefeitura

Publicado em 07/01/2022, às 20h36    Fernando Frazão/Agência Brasil    Folhapress

 

Durante reunião nesta sexta-feira (7), membros do comitê científico do estado do Rio desaconselharam a realização do Carnaval da Marquês de Sapucaí e já avaliam pedir a suspensão dos desfiles diante do aumento de casos de Covid-19.

Segundo informações do jornal O Globo, parte do colegiado considera que o cenário epidemiológico do Rio não é favorável à realização de eventos que gerem aglomeração, como os desfiles no Sambódromo.
Nesta sexta, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), escreveu nas redes socais que é a favor da suspensão do Carnaval de rua em todo o estado. Ele não mencionou, porém, os desfiles das escolas de samba.

"Sugeri ao comitê científico do estado a suspensão do Carnaval de rua em 2022. Seria irresponsável autorizar aglomerações, sem haver a possibilidade de seguir os protocolos sanitários, enquanto os casos de Covid-19 crescem."

Em nota, o governo do estado disse que o Carnaval da Sapucaí está mantido. "Não é possível decidir sobre um evento que irá acontecer daqui a dois meses à luz do cenário epidemiológico momentâneo. Novas reuniões deverão acontecer para embasar a decisão da SES (Secretaria de Estado de Saúde)."

O Carnaval de rua da cidade do Rio já havia sido cancelado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), na terça (4). A decisão foi motivada pelo crescimento de casos de Covid-19 na capital fluminense, fenômeno que está sendo impulsionado pela variante ômicron, dizem especialistas.

A decisão foi informada por Paes e pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em reunião com representantes de cerca de 450 blocos da cidade, que concordaram com a medida, e depois anunciada em transmissão nas redes sociais. No total, 506 blocos de rua se inscreveram neste ano.

"O Carnaval de rua, por sua própria natureza e pelo aspecto democrático que tem, gera a impossibilidade de se exercer qualquer tipo de fiscalização", afirmou Paes.

Na ocasião, ele disse que o desfile na Sapucaí estava mantido, porque, segundo ele, seria possível promover o controle sanitário do Sambódromo.

A cidade do Rio vem observando um aumento nos casos de Covid nesse começo de ano. A taxa de testes positivos para a doença estava em 13% na última semana e saltou para 43% nesta semana. Em meados de dezembro, esse percentual estava em 1%.

O total de casos de Covid confirmados por data de início dos sintomas também teve um salto. A média móvel aumentou de 20 casos em dezembro para quase 2.000 casos nesta sexta.

Embora esteja em um patamar baixo, a ocupação dos leitos de UTI aumentou desde o Natal. Eram sete pessoas internadas no dia 25, número que subiu para 23 nesta quinta (6). Especialistas atribuem esse cenário à variante ômicron.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

Leia também

Vagner Souza/ BNews

FESTA PARA O POVO

Bruno Reis diz que Salvador pode ter evento gratuito para a população durante o Carnaval

Camila Bohem/Agência Brasil

RESTRIÇÕ

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 09h32 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

28° Sensação
9.2 km/h Vento
65.1% Umidade do ar
90% (19mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva