Sábado, 22 de Janeiro de 2022 09:01
75 98846-8150
Política Federação PSB e PT p

Federação PSB e PT pode atrair deputados do PP

Federação PSB e PT pode atrair deputados do PP

08/01/2022 15h50
81
Por: Rodrigo Mario Fonte: TRIBUNA DA BAHIA
Federação PSB e PT pode atrair deputados do PP

Federação PSB e PT pode atrair deputados do PP

O deputado estadual Niltinho é um dos que podem se filiar ao PSB, comandado na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata


Tribuna da Bahia, Salvador

Compartilhe
Foto: Reprodução/Acesse Política

Por Raul Monteiro e Henrique Brinco 

A possibilidade de ser confirmada a federação partidária unindo o PSB ao PT e ao PCdoB anima deputados estaduais que buscam um partido com condições mais atrativas para se reeleger. Segundo apurado, estariam de olho na possibilidade de se filiar ao partido da deputada federal Lídice da Mata desde parlamentares do PP, como Jurandi Oliveira e Niltinho, até Victor Bonfim, do PDT. 

O PP da Bahia pode contar com cinco deputados estaduais a menos na eleição de 2022. Alguns nomes não devem tentar a reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia, enquanto outros podem mudar de partido. 

Aderbal Caldas, por exemplo, é um dos que devem se aposentar. Já o Dal deverá tentar subir para a Câmara Federal. Júnior Muniz, por sua vez, deverá procurar um novo abrigo por uma questão de sobrevivência política. Também levantam dúvidas os destinos de Robinho e Jurandy Oliveira. O primeiro rompeu e virou oposição ao governador Rui Costa (PT). 

Vale lembrar que o partido na Bahia vive uma série de impasses: nacionalmente, pode compor a chapa majoritária de Jair Bolsonaro, o que traria problemas para a aliança local com o PT; além disso, vem sendo "flertado" pelo pré-candidato ACM Neto (DEM) e pressiona para que Rui renuncie ao cargo para que o presidente estadual, João Leão, assuma o Governo da Bahia até o final do ano que vem. 

Nesta semana, a bancada do PSB na Câmara dos Deputados definiu uma posição favorável à formação de uma federação partidária com o PT e o PCdoB.  PV e PCdoB também participam das negociações.  

As siglas ainda precisam chegar a um consenso quanto à distribuição das cadeiras nas chapas proporcionais. O dia 1º de março é o prazo final para o registro das uniões de legendas junto ao Tribunal Superior Eleitoral. 

As federações têm natureza permanente — são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos do mandato. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente. 

 

 
PUBLICIDADE

Edição virtual

PUBLICIDADE
Compartilhe

 

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 08h52 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

28° Sensação
9.2 km/h Vento
65.1% Umidade do ar
90% (19mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva