Quarta, 18 de Maio de 2022 12:30
75 98846-8150
Política Presidente do PDT co

Presidente do PDT confirma expulsão de deputados que apoiam

Presidente do PDT confirma expulsão de deputados que apoiam

19/01/2022 21h30
96
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
Presidente do PDT confirma expulsão de deputados que apoiam
 
ADBLOCK ATIVO

Presidente do PDT confirma expulsão de deputados que apoiam PT

Partido está alinhado no estado ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que concorrerá ao governo

Publicado quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 às 19:48 h | Atualizado em 19/01/2022, 20:17 | Autor: Da Redação
 
O deputado Félix Mendonça Jr, presidente do PDT na Bahia, confirma apoio a candidatura de ACM Neto
O deputado Félix Mendonça Jr, presidente do PDT na Bahia, confirma apoio a candidatura de ACM Neto - 
ADBLOCK ATIVO

 

Na véspera da convenção que vai oficializar a pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência, o deputado federal Félix Mendonça Jr., que comanda o PDT na Bahia, confirmou nesta quarta-feira, 19,  a expulsão da legenda dos deputados estaduais  Euclides Fernandes e Roberto Carlos, que decidiram pelo apoio ao PT na eleição local deste ano.

O PDT não tem candidato ao Palácio de Ondina e não tem garantia de compor chapa majoritária, mas há anos apoia o grupo de ACM Neto na capital, ocupando a vice-prefeitura e cargos importantes.

O presidente do DEM e futuro secretário do União Brasil, partido que nasce da fusão da sigla com o PSL, mantém uma boa relação com Ciro.

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto fez o seu sucessor Bruno Reis em 2020,  e provavelmente vai disputar a eleição contra o ex-governador e senador, Jaques Wagner (PT), e o ministro da Cidadania de Jair Bolsonaro e seu antigo secretário, João Roma (Republicanos).

Entre os deputados estaduais, só quem deve ficar no PDT é o atual secretário de Saúde do município, Léo Prates, nome cotado para disputar a Câmara Federal.

A baixa de Samuel Júnior já era esperada, desde que sua expulsão foi anunciada publicamente após participar de ato antidemocrático e a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro, no 7 de setembro. O mesmo aconteceu com o deputado federal Alex Santana, conforme confirmado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.

"Só fica Léo Prates. Alex Santana sai, Samuel sai, e Roberto [Carlos] e Euclides [Fernandes] eu vou tirar pois não tem como ficar e apoiarem Wagner. Só vai ficar quem estiver alinhado nacionalmente e aqui no estado", disse Félix em conversa como Portal A TARDE.

CONVENÇÃO

Félix será um dos 20 deputados que vai participar presencialmente da convenção de lançamento da pré-candidatura do ex-ministro Ciro Gomes, além do presidente Carlos Lupi. O número de convidados será limitado em razão do aumento de casos de Covid-19 em todo o país, mas será transmitido ao vivo pelas redes sociais e YouTube.

De acordo com o pedetista, será o momento também para discutir estratégias para as eleições estaduais deste ano. Ele revelou que será lançado um programa desenvolvimentista para a Bahia, como base no projeto de presidência de Ciro. Os pilares, como manda a cartilha do partido, serão a "educação e o trabalhismo".

"A gente vai adaptar o projeto de Ciro Gomes para o plano local da Bahia. Claro que o alicerce do PDT é a educação e o trabalhismo, a educação em tempo integral é a nossa maior bandeira, com investimento maciço nessa área que é um ponto primordial para a Bahia, que está nos últimos lugares nos índices de educação", pontua.

O cenário preocupante da educação no estado, segundo Félix, é resultado dos últimos 16 anos de gestão do PT, que foi determinante para "levar a Bahia para este posicionamento".

SERGIO MORO

Mesmo com os rumores, nos últimos dias, de possível filiação do ex-juiz Sergio Moro ao União Brasil, Félix não crê que qualquer mudança impacte no que está acordado: que Ciro Gomes terá ACM Neto ao seu lado no palanque no estado.

"O importante para nós é ter um palanque, estamos esperando que tenha essa resolução, não podemos apressar se Moro vai para o União Brasil, até porque ele hoje está no Podemos com conversas avançadas para a candidatura, mas fato é que vamos ter um palanque para Ciro na Bahia", garantiu

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 12h13 - Fonte: Climatempo
32°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 33°

36° Sensação
9.7 km/h Vento
64.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva