Thursday, 07 de July de 2022 04:37
75 98846-8150
Política eleiçao

Eleições 2022: A Construção do Perfil e da Re

Eleições 2022: A Construção do Perfil e da Re

15/02/2022 23h14
267
Por: Rodrigo Mario Fonte: ascom
 Eleições 2022: A Construção do Perfil e da Re

Eleições 2022: A Construção do Perfil e da Reputação do Candidato

 0 2

Da Serie: Quero Ser Candidato e Agora?

A Construção de um Projeto Político Eleitoral.

Parte 2

Por Luciano Ferreira Lima*

Apresentação:

Iniciamos aqui a segunda apresentação semanal de um conjunto de artigos sobre a construção de um Projeto Político Eleitoral. Essa publicação é mais uma contribuição a democratização ao acesso ao poder político e eleitoral. Resultado do compromisso com a qualidade do processo, a qualidade dos candidatos e a qualidade da representação política.

Utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão, apresentamos aqui, as variadas fases e técnicas necessárias a conquista do poder político eleitoral, dentro de um processo estruturado e organizado, O que, ao final, proporcionará aos interessados a compreensão da importância da construção de um projeto político. Passando longe das aventuras eleitorais.

Buscando sempre uma ordem cronológica e começando pela situação e posição pessoal do futuro candidato; visitaremos, no curso das publicações, temas como: Imagem do Candidato, Narrativa Política, Reputação, Fases do Projeto Eleitoral, Técnicas de Persuasão, Leitura de Cenários Políticos e Eleitorais, Definição dos Eleitores (Personas), Utilização das Redes Sociais, para fins eleitorais,  Montagem de Equipes de Pré-campanha e de Campanha, Lançamento de Pré-campanha e de Campanha, Montagem do Plano de Comunicação etc.

Esperamos que você, que iniciou essa leitura e se interessa pelo tema, acompanhe aqui, as publicações semanais dos artigos e, se possível, visite minhas Redes Sociais e compartilhe com os amigos.

BOA LEITURA.

Estamos a apenas nove meses das próximas eleições e muitos pretensos candidatos ainda não conseguiram definir o seu perfil e a reputação que deseja conquistar. Mas, como estabelece-los? Como encontrar um perfil adequado à história e as pretensões políticas do candidato? Como criar uma reputação que dialogue com a sociedade.

Certo é que todos temos uma história de vida. Melhor dizendo, nossa vida é uma história. E o perfil e a reputação do candidato passa por ela.

Buscar coerências na vida do candidato, é o principal caminho. Todavia, é possível que o candidato deseje estabelecer um perfil mais político do que sua história narra. Isso impõe o estabelecimento de pontos de conexões e ou sinergia entre a sua história e o seu projeto político. Isso ocorre, principalmente, com base naquilo que o candidato deseja representar.

Foge-se um pouco da história pessoal, para ingressar na narrativa política. Cria-se assim, uma experiência acerca de algumas pautas importantes para o eleitorado. Cabendo ao candidato apoderar-se de grande conhecimento sobre os temas pautados. Todavia, aprioristicamente, pode ser importante definir sua visão sobre as principais posições políticas: conservador, moderado ou progressista. Isso vai definir a sua narrativa acerca dos problemas enfrentados durante a campanha eleitoral. Mas isso pode depender das relações políticas que o candidato estabelecer. Podendo ser aferida em outro momento.

A coerência política é uma das formas de motivação do eleitor para a sua escolha pessoal. Nisso, combinar sua narrativa com o seu pensamento político, pode contribuir para a melhora de sua identidade política.

Dito isso, anote-se que o perfil deve representar uma característica pessoal do candidato. Enquanto a narrativa e a reputação devem promover a junção entre o perfil pessoal, a posição e o conhecimento do candidato acerca determinados temas.

Essa definição deve levar à mudanças na vida do candidato. Vestimentas, linguagem e relações interpessoais são questões a serem ponderados para a conversão do perfil do candidato. Sua imersão nos temas pelos quais deseja ser identificado, são de espetacular importância para o domínio das pautas.

O candidato, após a definição de seu perfil, deve representar segurança, honestidade, conhecimento acerca das pautas e empatia com o eleitor.

Definir o perfil significa conhecer o candidato, conhecer suas forças e suas fraquezas. Conhecer onde a sua história se encontra com o presente e se aplica para o futuro.

Já a sua narrativa deve apontar para uma posição de profundo conhecedor sobre o tema narrado, mas também, em alguns casos, deve mostrar indignação sobre alguns fatos que contrariem o interesse dos seus eleitores alvos.

A narrativa, ainda que racional, deve conter elementos emocionais, pois, a maioria dos eleitores, na época do voto, decidem pela emoção.

Essa narrativa, nada mais é do que uma história bem contada, com início, meio e fim; por alguém que a protagonizou, ou que pelo menos à conhece muito bem. Não adianta divulgar uma realização. É necessário contar toda a história – com emoção – tendo no final a solução de um problema ou, um encaminhamento concreto ou a solução de parte dele.

Esses dois elementos, Perfil e Narrativa, levaram a construção da reputação do candidato. Que nada mais é que a opinião pública sobre uma pessoa. Assim, tornando-se o candidato um profundo conhecedor sobre suas pautas, como por exemplo; Segurança Pública, Saúde, Educação etc., sua reputação estará identificada pela opinião pública como alguém que conhece, defende e está preparado para representar os eleitores. Facilitando destarte, uma identificação com o eleitorado alvo.

Noutra forma, pose ser buscada uma reputação voltada para aspectos geográficos, onde a soma de demandas pode ser o caminho, para a sua construção. Todavia, isso se dá de forma mais presente nas eleições municipais. Entretanto, é muito comum observamos uma forma hibrida de definição de reputação. As Emendas parlamentares são um exemplo marcante dessa estratégia.

Agora que você já sabe como definir, Perfil, Narrativa e Reputação do Candidato, conversaremos na próxima semana sobre as FASES DE UM PROJETO POLÍTICO ELEITORAL.

Até lá.  E se possível, inscreva-se em nosso canal no Youtube, siga-nos no Instagram e no Facebook.

E, um forte abraço

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Valença - BA
Atualizado às 04h33 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

22° Sensação
9.7 km/h Vento
83.8% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol e Chuva
Saturday (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva