Segunda, 06 de Julho de 2020 02:40
75 98846-8150
Especiais MINDSET: Mente Confi

MINDSET: Mente Configurada, Modelo Mental

MINDSET E MENTE CONFIGURA

23/06/2020 21h01
148
Por: Rodrigo Mario
MINDSET: Mente Configurada, Modelo Mental

MINDSET: Mente Configurada, Modelo Mental ou Mentalidade. Qual é o seu?

 

Em recente Live, em que fui convidado para debater com o ilustre amigo doutor Petter Ondeza, do Ondeza e Martins advogados (https://www.instagram.com/ondezamartins/), tive a oportunidade de discorrer sobre alguns aspectos do comportamento humano, nos dias atuais.

 

Nosso bate papo girou em torno dos modelos mentais predominantes nas pessoas hodiernamente. Os seus Mindsets.

 

Mindset, Mente Configurada ou Modelo Mental é a maneira como uma pessoa pensa, a partir da configuração dos seus pensamentos, baseados no conjunto de ideias, crenças e valores que ela possui.

 

Estabelecendo assim o seu modelo mental predominante.

Essa programação mental é que determinará como nos sentimos, nos comportamos e como somos instados a pensar sobre determinado assunto. Mostrando o nosso modo otimista ou pessimista ao enxergar diversas situações da vida e de como reagimos diante delas.

 

Essa predisposição psicologica, foi objeto do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, escrito por Carol S. Dweck, a principal estudiosa do assunto.

 

Segundo afirma a autora, em sua obra, as pessoas podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início de suas vidas, mas evidentemente a experiência, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no restante do percurso.

 

A Evolução do Indivíduo, Influencias Externas e os 2 Tipos de Mindset.

 

Historicamente, o tamanho do cérebro e fatores genéticos eram considerados os principais influenciadores na formação do Mindset. Hoje se compreende a importância das experiencias vividas, na definição dessa programação mental.

Robert Sternberg, o guru da inteligência na atualidade, escreveu que o principal modo de aquisição de conhecimento especializado “não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo”.

 

Nem sempre as pessoas que começam a vida como as mais inteligentes acabam sendo as mais inteligentes.

 

Certo é, que nossos resultados dependem, quase que exclusivamente, da nossa maneira de pensar.

 

Você já se perguntou por que algumas pessoas têm, naturalmente, hábitos mais saudáveis, ou então possuem mais facilidade para desenvolver uma habilidade ou aprender um idioma? Isso acontece porque estas pessoas possuem um Mindset favorável para estes comportamentos.

 

Se nossa mente fosse um computador o Mindset seria o processador ou software que determina como ele vai funcionar.

 

Nosso Mindset é formado por nossas crenças – aquilo em que realmente acreditamos. Nossas crenças são definidas por nossas experiências do passado - o que vivenciamos. Mas nem sempre temos consciência dessas crenças. Por exemplo, alguém que costumava ouvir que “É pecado deixar comida sobrar” pode ter dificuldades para controlar as quantidades na sua alimentação, e ter dificuldades para emagrecer, pois sua mentalidade aprendeu que o correto é comer tudo que está disponível.

 

Um outro exemplo é de alguém que presenciou algum familiar com dificuldades financeiras, esta pessoa pode ter um Mindset que prioriza estabilidade profissional e evita correr riscos. Estes pensamentos podem ser muito úteis para algumas pessoas, mas podem ser limitantes para alguém que deseja abrir seu próprio negócio.

 

Nossas crenças estão baseadas naquilo que acreditamos, vimos e ouvimos – e que tomamos como verdade.

 

É aí que percebemos a importância do Mindset. O que acreditamos gera nossos pensamentos. Os pensamentos geram sentimentos. Os sentimentos geram ações. E as ações geram os resultados.

 

Se você possui objetivos que deseja conquistar, precisa ter um Mindset apropriado para estes objetivos. Se você deseja ter resultados diferentes em alguma área de sua vida precisa mudar sua programação mental em relação a esta área.

A melhora forma de entender as programações do mindset foi descrita por Carol Dweck, professora e pesquisadora da Universidade de Stanford. Segundo suas pesquisas, existem dois tipos de Mindset:

Mindset Fixo: Pessoas com um mindset fixo acreditam que suas habilidades e características são inatas e constantes. Elas acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não capazes de fazer.

 

Isso faz com que todas as situações pelas quais estas pessoas passam sejam confirmações destas características.

Se elas têm sucesso em uma atividade, isto comprova sua inteligência, se elas falham, isto demonstra que sua inteligência é inferior. Essas pessoas acreditam mais no talento que no esforço.

Mindset Crescente ou de Crescimento: O outro tipo de mindset é o chamado crescente. Nesse caso as pessoas veem suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas, de acordo com sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem que todos nós possuímos um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação, aprendizado e muito esforço.

 

Pessoas com um Mindset Crescente ou de Crescimento não são mais inteligentes ou capazes. O que acontece é que elas acreditam que é possível evoluir e se desenvolver, e então se dedicam verdadeiramente para isso. Além disso, elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, e não como comprovações de suas capacidades. Isto fortalece cada vez mais sua autoconfiança.

Um Mindset Fixo traz pensamentos como “Isso significa que eu não sou capaz”, “Isso significa que eu sou uma pessoa melhor que ele”, “Isso significa que eu não sou disciplinado”, “Isso significa que eu não sou um bom pai/uma boa mãe”. E seus pensamentos geram seus sentimentos, que geram suas ações e resultados. Imagine quais resultados cada um destes pensamentos pode gerar.

 

Além disso, com um Mindset Fixo, você acredita que sempre precisa provar algo. Por exemplo, “Se eu não conseguir emagrecer vão achar que sou fraca”, “Se eu não ganhar bem o suficiente vão pensar que sou burro”, “Se eu não conseguir fazer isso vou mostrar que sou um fracasso”. E são estes pensamentos que te fazem desistir e te impedem de recomeçar.

 

No Mindset Crescente ou de Crescimento os desafios não te mostram como você “é”, mas sim como você “está”. Você entende que, no momento, você possui certo nível de capacidade para buscar um objetivo, e se este nível não for o suficiente, você pode desenvolve-lo.

 

O Mindset Crescente ou de Crescimento, entende que pessoas de sucesso percorreram uma trajetória, e que você também pode construir a sua. Uma pessoa que aprendeu um outro idioma provavelmente estudou mais quando se deparou com palavras que não conhecia e usou sua falta de conhecimento como estímulo para se dedicar mais e não como uma sentença que dizia que seria impossível aprender.

 

Mindset na Empresa, na Escola e no Esporte.

Em 2001, uma notícia sacudiu o mundo empresarial. A ENRON, exemplo de empresa de sucesso. Conhecida também como “a empresa do futuro”, havia naufragado. O que aconteceu, com

essa gigante americana? Como Pode uma empresa tão espetacular se transformar em um desastre econômico e administrativo? Nada disso. A ENRON havia apostado demasiadamente no TALENTO, em detrimento do ESFORÇO de seus colaboradores.

A ENRON havia priorizado as habilidades inatas no momento da contratação de seus funcionários. Perdeu em criatividade, proatividade e inovação.

 

Talento está para Mindset Fixo. Assim como Esforço está para Mindset Crescente ou de Crescimento, como veremos adiante.

 

Uma pessoa com Mindset Crescente ou de Crescimento é aquela que busca se desenvolver constantemente, sempre enfrentando desafios que tragam novos aprendizados ao longo de toda a vida, não apenas na fase escolar.

 

Já a pessoa de Mindset Fixo é aquela que tem medo de ter seus conhecimentos questionados e não enxerga valor na aprendizagem constante, pois acha que já tem conhecimento ou domínio suficiente sobre algum tema.

 

Quando aplicada ao contexto da educação, a teoria do Mindset chega para auxiliar os adultos a incentivarem mecanismos que podem ajudar crianças e jovens a desenvolver uma mentalidade de crescimento, mecanismos esses que podem impactar positivamente no desempenho social, emocional e cognitivo dos estudantes.

 

Nesse sentido, a teoria mostra que uma simples frase dita a um estudante pode impactar na maneira como ele vai reagir a alguma situação e como vai lidar com os sentimentos que essa situação lhe causou. Por exemplo, quando uma criança perde em alguma competição, em geral o adulto tenta consolá-la dizendo “para mim, você é a melhor”. Contudo, esse comentário não contribui para que a criança busque se desenvolver mais. A mesma coisa acontece quando um aluno tira uma nota boa em uma prova e o adulto diz “você é muito inteligente”, pois dá a entender que a criança nasceu

inteligente e que estudar para a prova não teve influência na nota.

 

Essas e outras situações mostram o quanto é necessário pensar nas palavras e atitudes antes de colocá-las para outras pessoas, especialmente crianças e adolescentes.

É muito comum no mundo do esporte observarmos atletas que após o treino regular, seguem repetindo insistentemente, alguns fundamentos, jogadas ou movimentos novos, buscando aperfeiçoa-los.

Por outro lado, vemos atletas que não dão muito valor aos treinos. Desperdiçando assim as muitas oportunidades que eles nos oferecem; pois durante o treino você tem muito mais liberdade e oportunidade de errar, criar e aperfeiçoar. Você só pode saber se é bom em alguma coisa, depois de ter se dedicado bastante a ela.

 

Daí se entende que no Mindset Fixo a pessoa acredita e valoriza mais o jogo. Já para o Mindset Crescente ou de Crescimento a vida é um eterno treino, onde erramos e aprendemos a recomeçar. O treino é um grande aprendizado. Ali pode estar o sucesso.

 

Identificando o Mindset.

A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que nasceram com determinado dom e capacidade que lhe foi dada e que essa realidade não pode ser mudada de forma alguma.

São indivíduos mais inseguros que são acomodados, mas insatisfeitos na situação em que estão e consideram todo tipo de mudança algo difícil. Geralmente tem pensamentos mais negativos e são inclinadas a ter baixa autoestima e motivação.

Quando se motivam a fazer alguma mudança por influência externa logo abandonam frente as dificuldades que surgem.

Esses indivíduos com Mindset Fixo, sempre se perguntam: se vão ter sucesso ou fracasso, se vão ser aceitos ou rejeitados, se vão vencer ou ser derrotados. Essa dualidade é uma constante no dia a dia essas pessoas.

Tomemos como exemplo: Você sai de casa para ir trabalhar de manhã cedo, pega um em ônibus lotado, um trânsito caótico e

chega atrasado no trabalho. Quando sai do trabalho vai no banco pagar conta e pega uma fila enorme. Você apenas reclama e fica estressado com a situação?

A resposta pode ser sim ou não, mas a forma como você agir perante estes problemas pode te dizer muito sobre qual mentalidade você tem.

Se você aproveita o trânsito e a fila para ouvir um podcast, ler um livro fazer alguma tarefa do trabalho ou da escola, ou ligar para aquela pessoa que você julga importante para os seus relacionamentos. Você está utilizando o tempo para aprender alguma coisa nova que mude essa realidade.

Você está contornando o problema para de alguma forma obter alguma vantagem perante a dificuldade que imediatamente você não pode mudar.

Uma pessoa com Mindset Crescente ou de Crescimento tem como características:

· A Criatividade

· O Desconforto com o previsível

· O Conforto com a incerteza

· A Abertura para novas experiencias e oportunidades

· O Foco na solução e não no problema

· São Altamente colaborativos e proativa

· Correm Riscos calculados

· Inovam processos ou criam novos

· Não tem medo de fracassar

 

Mudando o seu Mindset.

Pesquisas indicam que identificar pensamentos de um Mindset Fixo e substitui-los por pensamentos de um Mindset Crescente ou de Crescimento crescente faz com que você desenvolva motivação e confiança para buscar os objetivos que você deseja.

Robin Sharma escritor canadense, em seu “O monge que vendeu sua Ferrari” envereda exatamente sobre decisões, escolhas e caminhos a seguir. O livro versa sobre uma mudança radical de vida. Quando tudo parece ter se findado ou começado a encaminhar para o fundo do poço, sempre existe uma mudança, ou, na verdade, a vida sempre EXIGE uma mudança.

 

Então vamos a ELAS.

 

Pratique ouvir os pensamentos gerados por sua mente e identifique suas crenças.

 

Pense nas suas experiências do passado e como elas podem estar influenciando suas atitudes do presente.

 

Encare suas características como estados que podem ser desenvolvidos ou reformulados gradativamente.

 

Seja feliz com pouco

Muita gente associa dinheiro a felicidade, mas essa relação não é tão simples quanto parece. O dinheiro pode ser considerado um facilitador, mas as pessoas têm de aprender a valorizar também as coisas corriqueiras e gratuitas.

 

Perceba que relações interpessoais são mais valiosas do que bens materiais.

 

Essa lição pode ser vista como um complemento à dica anterior. A vida é um conjunto de experiências que acumulamos ano após ano. Ter um zero a mais na conta bancária não faz mal a ninguém, mas o maior valor está na riqueza imaterial.

 

Motive quem convive com você.

Em muitos momentos, nos deparamos com situações em que pessoas queridas ou colegas de trabalho estão em apuros. Ter um Mindset Crescente ou de Crescimento é encontrar palavras de apoio para dar suporte a quem está precisando.

O chamado ombro amigo é muito mais do que passar a mão na cabeça de alguém. Motivar alguém é ajudá-lo a dar a volta por cima, ainda que algumas palavras mais duras precisem ser ditas.

 

Esteja sempre pronto para se reerguer.

 

De que adiantaria motivar os outros se uma derrota fosse suficiente para acabar com suas esperanças? Um Mindset positivo está diretamente ligado à capacidade de se reerguer diante de adversidades. Ademais, a dor é inevitável,

mas o sofrimento que se prolonga é uma questão de escolha. É opcional.

 

Reconheça o poder de um sorriso.

Em certas situações de conflito, uma pequena atitude pode ser um santo remédio. Sorrir é uma forma de “desarmar” seu interlocutor e dar um tom mais amistoso ao diálogo.

Seja amigável com desconhecidos.

Projete-se ao mundo com um sorriso. o seu melhor sorriso.

 

Fique contente pelo sucesso de outra pessoa.

 

A sociedade nos impõe um ritmo de competição desde muito cedo. Temos de superar outras pessoas para passar no vestibular, depois para conquistar uma boa vaga no mercado e, em seguida, batalhar para galgar novos degraus em nossa área de atuação.

Essa realidade traz a armadilha da vaidade excessiva e do egoísmo. Buscar o sucesso pessoal não tem nada de errado, mas é muito válido manter uma boa dose de empatia. Ficar contente pelo sucesso de outras pessoas contribui para a manutenção de um Mindset positivo e, de quebra, você ajuda o mundo a ser um lugar melhor.

 

Adote o otimismo em relação ao futuro.

Acreditar que o amanhã será melhor do que hoje é um aspecto definidor de pessoas mentalmente fortes. Não se trata de um pensamento raso e um otimismo gratuito. A ideia é acreditar em um futuro melhor como forma de se motivar dia após dia. Muitas vezes, a realidade pode não despertar otimismo, mas o desafio é manter a cabeça erguida justamente nessas ocasiões.

 

Demonstre reconhecimento a quem merece.

Quando um membro do seu time fizer um grande trabalho, não hesite em demonstrar isso para ele. O reconhecimento contribui para motivar as outras pessoas a manterem o pique em projetos futuros.

Bons gestores também sabem entender a medida certa desse reconhecimento. Há pessoas mais propensas à acomodação quando notam que seu trabalho está muito satisfatório. É papel do líder compreender as particularidades de cada membro

da equipe para lidar bem com todos eles. Outra atribuição importante do gestor é saber delegar.

 

Torne o dia de alguém mais feliz.

 

Esta dica pode ser adotada na relação com pessoas muito queridas. Proporcionar um dia especial a alguém faz muito bem para essa pessoa e, consequentemente, alimenta seu Mindset positivo.

O segredo aqui é tomar essa atitude sem esperar nada em troca além de um grande sorriso.

 

Esta sim é uma mentalidade de crescimento. Pois reconhece o problema, mas não perde tempo com ele e usa os meios que tem para mudar esta realidade.

 

Tudo isso demonstra que, a postura que você adota a respeito de si mesmo e dos outros, afeta profundamente a maneira pela qual você desenvolve seu Mindset. Pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.

 

Nosso mundo é dinâmico e dialético. Ele quer de todos nós, o que temos de melhor para oferece-lo.

 

Pense, avalie, Identifique e, se necessário reprograme sua vida, impondo um fluxo positivo de pensamentos e ações.

 

“A cada dia faça um pouco mais do que você acha que consegue”.

 

ACREDITE! VOCE CONSEGUE! VOCE MERECE! E O MUNDO AGRADECE!

 

 

Luciano Lima

Advogado, Pós-Graduado em Direito, Professor de Direito Civil e Processual Civil. Mestrando em Ciências Jurídicas e Ciência Política, pela Universidade Infante Dom Henrique. Consultor Político e A

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
rodrigo mario
Sobre rodrigo mario
O Brasil parou para ver o pedido de demissão do hoje ex-ministro da justiça Sergio Moro depois de não aceitar a demissão do diretor da policia federal que era homem de confiança do mesmo, depois de do presidente Bolsonaro quando nomeio o juiz que pediu exoneração de cargo de juiz o mesmo ficou famoso depois que o mesmo prendeu o ex-presidente Lula
Valença - BA
Atualizado às 02h40 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
8.1 km/h Vento
82.3% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio