Saturday, 13 de August de 2022 05:38
75 98846-8150
Saúde OMS declara varíola

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

24/07/2022 18h48
100
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

Doença já tem 16 mil casos em 75 países, com cinco mortes confirmadas

Publicado sábado, 23 de julho de 2022 às 13:04 h | Atualizado em 23/07/2022, 13:19 | Autor: Da Redação
 
Tedros Adhanom declara emergência global mas afirma que varíola dos macacos tem risco moderado
Tedros Adhanom declara emergência global mas afirma que varíola dos macacos tem risco moderado - 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou neste sábado, 23, a varíola dos macacos como emergência de saúde global. A decisão vem após o registro de mais de 16 mil casos em 75 países, Cinco mortes foram confirmadas mas o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, considera que a declaração de emergência possa ajudar a conter o avanço da doença.

Logo após tomar conhecimento da declaração da OMS, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou uma reunião com técnicos, ainda neste sábado, 23, para debater o assunto. No Brasil, o Ministério já contabilizou 592 casos confirmados da doença. Os dados estão atualizados até quinta-feira, dia 21. O Brasil já se encontra entre os 10 países com maior número de casos.

O diretor-geral da OMS justificou a classificação da doença como emergência global como tentativa de conter a disseminação: "Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros Adhanom em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde ele é alto.

Para Adhanom, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão. A decisão não teve consenso entre os membros do comitê de emergência da OMS, mas o diretor-geral assumiu para si a declaração, algo inédito na agência de saúde da ONU.

Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto continuou a crescer, e agora há mais de 16 mil casos relatados de 75 países e territórios, além de cinco mortes, disse o diretor-geral em seu discurso. A decisão deste sábado pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.

Segundo o diretor-geral da OMS, somente metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos tem acesso garantido às vacinas. O diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, pontuou que ser vacinado não dá

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 05h24 - Fonte: Climatempo
22°
Chuva

Mín. 22° Máx. 27°

22° Sensação
10.9 km/h Vento
96.5% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Monday (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva