Saturday, 13 de August de 2022 06:43
75 98846-8150
Brasil Fux pede respeito às

Fux pede respeito às eleições após ataques de Bolsonaro

Fux pede respeito às eleições após ataques de Bolsonaro

03/08/2022 19h45
70
Por: Rodrigo Mario Fonte: tarde
Fux pede respeito às eleições após ataques de Bolsonaro

 

Fux pede respeito às eleições após ataques de Bolsonaro

Presidente do STF reforça que o Brasil conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes do mundo

Publicado segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 17:46 h | Atualizado em 01/08/2022, 17:46 | Autor: Da Redação
 
Fux pediu respeito aos adversários e reiterou eficiência e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro
Fux pediu respeito aos adversários e reiterou eficiência e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro - 

 

Diante de novos e repetidos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, parrticularmente às urnas eletrônicas, bem como a incitação de manifestações de repúdio aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente a corte deu uma resposta direta em defesa da democracia.

Na reabertura dos trabalhos após o recesso de meio de ano, Luiz Fux pediu que os candidatos às eleições deste ano "respeitem os seus adversários" e disse que confia "na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes". Bolsonaro não foi citado pelo ministro.

Fux elogiou os próximos presidente e vice-presidente do Supremo, ministra Rosa Weber e Luís Roberto Barroso, que assumem os cargos em setembro e destacou a importância do pleito que se aproxima. "Rememoro que, daqui a dois meses, a população brasileira vivenciará um dos momentos mais sensíveis de um regime democrático, qual seja, as eleições, nas quais se externa o exercício do direito-dever inalienável de cada cidadão, que se consubstancia no voto popular", disse Fux.

O presidente do STF também aproveitou a oportunidade para celebrar e atestar a confiança no sistema eleitoral brasileiro. "Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, mercê de ostentar no seu organismo uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível, e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral."

Fux ainda ressaltou a importância do confronto de ideias, com o respeito à diferença, em nome de uma convivência civilizada. "É que, a despeito de nossas ricas e salutares diferenças de ideais, opiniões e perspectivas, somos um só povo e um só país. Nesse contexto de pluralidade e de interdependência, a prosperidade do nosso Brasil - seja qual for o resultado das urnas - exige que, ao longo de todo esse processo, sejamos capazes de exercer e de inspirar nos nossos concidadãos os valores da civilidade, do respeito e do diálogo. "

Disse ainda que todos têm liberdade constitucional de se manifestar e expressar suas divergências, "sem censuras ou retaliações". Contudo, acrescenta, "forçoso ter em mente que o exercício dessas liberdades exige respeito e responsabilidade para com o próximo e para com o país"

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA
Atualizado às 06h25 - Fonte: Climatempo
22°
Chuva

Mín. 22° Máx. 27°

22° Sensação
10.9 km/h Vento
96.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Monday (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva