Caetano completa 80 anos e fará show ao vivo com os filhos
Show ao vivo com Caetano e os filhos será transmitido pela Globoplay (sinal aberto) e Multishow
O Brasil se prepara para celebrar, neste domingo, 7, os 80 anos de um dos maiores ídolos da canção popular do País, o baiano Caetano Veloso.
O próprio artista irá festejar o 7 de agosto no palco, com o especial Caetano Veloso 80 Anos, com transmissão, às 20h30, pelo canal por assinatura Multishow e na plataforma Globoplay, que terá sinal aberto pela importância do show ao vivo.
Em Salvador, um dia especial está programado para o Centro Histórico. “Comemorar 80 anos não é todo dia, merece uma festa especial”, diz Takuyra Costa, chef e dona do Boteco do Viajante, no Pelourinho, que terá homenagens ao eterno tropicalista, culminando em festa no largo Pedro Arcanjo, a partir das 17h, com entrada gratuita.
O evento terá discotecagem e palco aberto com músicos interpretando canções do artista, bolo de aniversário com direito a parabéns, cardápio especial e um telão com o show da noite, no qual Caetano estará ao lado dos três filhos, Moreno, Zeca e Tom, e com “canja” da irmã, Maria Bethânia.
“Em Santo Amaro, mesmo quando Caetano não estava na cidade no aniversário, Dona Canô celebrava. E ela fazia cardápio especial. Era muito animado, tinha música, a gente se divertia muito, fazia a festa”, conta Takuyra, nascida em Salvador, mas santamarense “de coração”, amiga da família Veloso.
Ela fala com entusiasmo da organização, junto com a TV Pelourinho, do evento no Centro Histórico, que segue tradição. Além da festa, Takuyra vai fazer receitas que aprendeu com Dona Canô e alguns dos pratos preferidos do artista: “Moqueca de tainha, feijoada, maniçoba do Recôncavo e frigideira de maturi”.
Parceiro do Pelô
A agenda começará de manhã. Um grupo de amigos e fãs vão à Igreja da Nossa Senho do Rosário dos Pretos para participar da tradicional missa de domingo.
“Estaremos na missa às 10h para agradecer pelos 80 anos de Caetano. E o padre Lázaro, da Rosário dos Pretos, vai fazer uma homenagem”, afirma o produtor cultural Geraldo Badá, que também está participando da organização das comemorações no Boteco do Viajante.
“Caetano é um parceiro do Pelourinho. Ele diz que o Pelô é uma joia que sempre deve ser lapidada. Colaborou com ações realizados aqui, como o Projeto Axé, Balé Folclórico e agora está ajudando a TV Pelourinho”, diz Badá. Ele se refere à convocação feita pela equipe do cantor e compositor baiano, em perfil no Instagram, de apoio à TV Pelourinho: “Já sabem o que me dar de presente? Faça uma doação para a campa nha #SOSTVPelourinho, pois a TV Pelourinho precisa muito da nossa colaboração”, diz a postagem.
Segundo Badá, quem chegar no Boteco do Viajante vai poder tocar. A única condição é que seja música de Caetano. As possibilidades de repertório são vastas, afinal, são quase 50 álbuns lançados em mais de meio século de música.
“Falam que Djavan é o artista mais presente no barzinho, mas eu diria que ele e Caetano são os mais tocados. Então, em nossa celebração, quem quiser chegar vai poder tocar. O que importa é a homenagem”, complementa Badá.
O músico Zéu Lobo, que vai participar da festa de aniversário no Pelô e promete uma palhinha, é preciso na síntese do significado dos 80 anos de Caetano: "O Doce Bárbaro faz aniversário com a mente que nunca envelhece e iluminado pelo poder da criação, e ainda na estrada com um show maravilhoso, encantando com sua genialidade incontestável. O que podemos desejar é muita saúde e felicidade ao mestre”. É o que todos nós desejamos