
Cairu agora também terá a aplicação das provas do ENEM, como já acontece com as Olimpíadas da Matemática e da Língua Portuguesa. A boa notícia chegou com um atraso de mais de 20 anos.
Pela primeira vez na história, as unidades da rede pública de ensino de Cairu servirão de locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, facilitando a vida dos participantes.
Essa providência era muito necessária já que, até ano passado, os estudantes tinham que viajar para Valença para fazer as provas. Muitos desistiam devido à dificuldade com o transporte, o trajeto cansativo de ida e retorno feito em dois domingos, a antecedência de ter que sair muito mais cedo para cumprir o horário de abertura dos portões – e chegar tarde em casa – as despesas valores das passagens e a falta de apoio do município, que nem sempre garante esse deslocamento.
A articulação para mudar essa realidade veio de lideranças da própria comunidade, que, em alinhamento com o Colégio Estadual Cândido Meireles – CECAME, procuraram o Núcleo Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, o NTE-06, para levar a reivindicação junto ao Governo do Estado.
O órgão vem trabalhando para expandir os locais de realização do exame na região, com o objetivo de assegurar que mais candidatos compareçam nos dois dias do exame.
Ainda não se sabe quantas escolas servirão de local de prova e em quais ilhas.
As provas do ENEM acontecerão em dois domingos, dias 9 e 16 de novembro de 2025. As inscrições começam em 26 de maio e seguirão até 6 de junho.
Mín. 20° Máx. 32°