Fevereiro laranja
TA VENDO TA GOSTANDO
FABRICA BYD
agricultura familiar
Jerônimo se reúne co

Jerônimo se reúne com investidores e cumpre extensa agenda nos Emirados Árabes

Jerônimo se reúne com investidores e cumpre extensa agenda nos Emirados Árabes

02/12/2023 17h58
Por: Rodrigo Mario
Fonte: tribuna da bahia
69
 

Jerônimo se reúne com investidores e cumpre extensa agenda nos Emirados Árabes  

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com possíveis investidores ontem nos Emirados Árabes 


 
 
 
 
 
 
Tribuna da Bahia, Salvador
02/12/2023 06:00
12 horas e 31 minutos
Foto: Daniel Senna / GOV BR

Por Mateus Soares 

Após embarcar para os Emirados Árabes para participar da 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU), a COP28, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com possíveis investidores ontem. O encontro foi divulgado pelo petista através das redes sociais. “A busca por investimentos segue firme. Nosso dia nos Emirados Árabes Unidos começou com uma reunião com possíveis investidores”, escreveu Jerônimo, em seu perfil no X, antigo Twitter.  

Também ontem, Jerônimo iniciou a sua participação na conferência. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ambos do PT, ele prestigiou a abertura do evento, em Dubai. Lula, inclusive, proferiu um discurso duro durante a sua presença na COP28, cobrando os líderes globais a honrarem compromissos e adotarem medidas concretas para enfrentar as mudanças climáticas. Em sua fala, condenou guerras, defendeu contra o uso de combustíveis fósseis e destacou a interligação entre o impacto das mudanças climáticas e a desigualdade social.  

Ao longo de sua viagem, Jerônimo Rodrigues quer apresentar também detalhes do programa Bahia+Verde, que integra uma série de ações de preservação e sustentabilidade. O programa prevê, ainda, a elaboração de Planos Regionais de Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, regeneração dos estoques de carbono, proteção de mananciais e desenvolvimento de plataforma de Monitoramento Integrado com uso de Inteligência Artificial.  

Logo em sua chegada, em seu primeiro compromisso no Oriente Médio, o governador baiano esteve, nesta quinta (30), em uma fazenda de tâmaras do maior exportador mundial da fruta, na região de Abu Dhabi. O objetivo da visita foi conhecer de perto uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia. A tâmara é uma fruta muito consumida neste continente, rica em fibras e com sabor doce. Ela é colhida de uma palmeira originária do norte da África, que chega a 35 metros e mais de 100 anos de produção.   

Devido à diferença geográfica, o auge da produção na Bahia acontecerá justamente quando há baixa produtividade no Oriente Médio. Isso possibilita aos possíveis produtores baianos exportarem as tâmaras para o maior mercado consumidor do mundo, num período de escassez do fruto. As tratativas para a introdução das tamareiras na Bahia já começaram e 50 mudas estão sendo enviadas ao estado para uma primeira experiência. Elas passarão por análise junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Brasileira (Embrapa) e à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri).  

Também na quinta, o governador e a comitiva baiana foram ao novo centro de treinamento da empresa de aviação comercial dos Emirados, Etihad. O governo do Estado negociou, na ocasião, a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e Abu Dhabi, como uma forma de estimular e fortalecer a atividade turística com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.  

“Essa é uma diretriz de nossa política de turismo, atrair novos voos nacionais e internacionais, criando opções para que o turista saia de seu lugar de origem e vá direto curtir as belezas naturais e culturais de nosso estado, sem precisar de conexões e gastando menos tempo”, disse o governad

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
Atualizado às 10h16
25°
Parcialmente nublado Máxima: 27° - Mínima: 21°
26°

Sensação

2.57 km/h

Vento

85%

Umidade

Radio Clube Am
MixDelivery
cairu
Radio Clube Am
Municípios
Radio Clube Am
Salão
Últimas notícias
Conect
Mais lidas
MixDelivery
MixDelivery